top of page

SENAI CETIQT lança macrotendências do Outono/Inverno 24

Pesquisa intitulada "Fora do Eixo" aborda temas como circo e fantasia


Por Carol Fernandes


Fora do Eixo. Esse foi o tema escolhido pela plataforma Inova Moda Digital, o SENAI CETIQT, para lançar a pesquisa que apresenta as macrotendências da moda para o outono/inverno 2024. O evento foi realizado na última terça-feira (13), no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro - Crab, do Sebrae/RJ.


As macrotendências não são as peças que estarão em alta nas próximas estações. Elas indicam os rumos que virão a partir do comportamento humano e da tecnologia.


Na prática, isso significa que quando a gente consegue ter esse olhar mais macro, fica um pouco mais fácil entender por que alguns produtos, peças ou cores se tornam "queridinhos do momento".


É importante lembrar sempre que o que vivemos em sociedade reflete no que pensamos, vestimos ou consumimos. Por isso, a gente precisa pensar no todo para entender o quais serão as MICROtendências que virão. Assim, ter uma visão ampla nos ajuda a entender ou até mesmo prever desdobramentos.


Vale considerar que estamos falando da moda num sentido bem abrangente, com impacto na maquiagem, no design, na arquitetura, decoração e por aí vai.


Mas afinal, quais são as macrotendências?


A pesquisa apontou três conceitos para as macrotendências:


Fantasia: que leva em consideração os movimentos no TiKTok num maximalismo estratégico.


Neste conceito são ressaltados os seguintes pontos focais: novas segmentações geracionais, sátira, desproporção, caricatura, camadas estéticas, o humor dramático e realidades alternativas. O portal para a expressão livre se abriu, mundos infinitos tornam-se realidades. A “fantasia” do palhaço permeia o humor e o drama dá permissão para criarmos um personagem e expressar uma alegria alternativa. Os espaços são transformados com efeitos digitais sobrepostos e trazem personagens para o mundo real.


Movimento: abordagens mais responsáveis e upcycling.


Este momento do espetáculo é representado pela bailarina. Desafiar a gravidade – tudo com uma dose perfeita de equilíbrio e originalidade; movimentos entre as artes circenses e atos urbanos de rua. Uma mistura perfeita de força e graça determina um compasso em que o passado encontra o futuro em busca de alternativas regenerativas. Abordagens responsáveis e com os seguintes pontos focais: restaurador, expressivo, luxo essencial, drama rudimentar, virtuoso, opulência sóbria e misterioso. As novas gerações estão escrevendo as regras e ressignificando a forma como o luxo se materializa colocando ética, valores, bem-estar e comunidades no centro de suas expectativas.


Improvável: aqui temos a criatividade humana e a inteligência artificial trabalhando juntas.


O improvável é “degustar” diferentes possibilidades de criatividade, que possibilitam o desdobramento de novas formas de negócios e soluções surpreendentes resultantes de sistemas alternativos e híbridos. Aqui são pensados os Algoritmos e Inteligência Artificial + Criatividade Espontânea e com os seguintes pontos focais: camaleônico, mutante, mutável, simbiótico, transformação, transição equilibristas.


A partir desses três eixos podemos perceber as novas microtendências dentro de um olhar ou pensamento estratégico.


Moda é expressão


Essas pesquisas não ganham vida quando são usadas apenas para fazermos previsões, mas sim quando começamos a nos importar com o que acontece ao nosso redor.


Entendemos as macrotendências, mas como o mundo impacta em nós e como nós impactamos o mundo?


São essas respostas que precisamos procurar antes de entender qualquer tendência.





Carol Fernandes

Garotas de Blush

Comments


WhatsApp Image 2020-12-11 at 21.08.06.jp

Olá! Que bom ver você por aqui!

Sou Carol Fernandes e amo trocar ideias sobre moda, beleza, comportamento ou sobre qualquer outra coisa só para bater papo mesmo!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page