PENTE ou ESCOVA: Como escolher?

Saiba como escolher o acessório ideal para desembaraçar e pentear os cabelos cacheados ou crespos e deixá-los ainda mais bonitos!


Da Redação

Foto: Divulgação / Beleza Natural

Shampoo, condicionador, máscara de tratamento, creme de pentear... para ficar com os fios lindos e saudáveis, quem tem cabelos cacheados, crespos ou ondulados precisa investir num combo de produtos de qualidade. Mas de nada adianta investir nisso tudo se na hora de desembaraçar e pentear o acessório correto não for utilizado. A escolha correta do pente ou da escova e a forma de uso tem grande influência no resultado final do look.

O uso do pente ou da escova é essencial para desembaraçar os fios finos e delicados que os cabelos crespos e cacheados têm, conforme explica Zica Assis, cabeleireira fundadora do Instituto Beleza Natural, maior rede do Brasil especializada em cabelos crespos e cacheados.


Normalmente esses tipos de cabelos fazem muitos nós, então é necessário algo que desembarace bem, sem quebrar os fios. No caso do pente garfo, algumas cacheadas o carregam na bolsa, para dar um volume extra aos fios durante o dia e garantir um visual impecável

Segundo Zica, escolher o acessório errado ou usá-lo incorretamente pode até desfazer os cachos, aumentar o frizz ou quebrar os fios. Como cada tipo de escova e pente tem uma função específica, ela adverte que é preciso fazer a escolha certa para que o acessório se torne um aliado, não um inimigo da saúde dos nossos cabelos.

Na verdade, a escolha correta da escova ou do pente depende do seu tipo de cabelo, pois embora os cabelos cacheados e crespos tenham fios finos, o mais indicado são os pentes de dentes largos ou uma escova desembaraçante. Além disso, é preciso considerar qual o efeito desejado, pois cada modelo e material pode dar um efeito diferente aos cabelos cacheados, crespos e ondulados. No mercado há diversas opções de pentes e escovas, e cada um tem uma função
Foto: Divulgação / Beleza Natural

Confira alguns exemplos e saiba por que escolher e usar cada um:

Pente de dentes largos: É o mais comum entre as cacheadas. Ele é ideal para desembaraçar sem danificar os cabelos cacheados ondulados, cacheados e crespos. O pente de dentes largos também pode ser usado para fazer a técnica de fitagem de forma mais prática.

Pente fino: É bastante usado para separar mechas e ajeitar os cabelinhos novos que não param quietos, embora seja o menos indicado para desembaraçar cabelos crespos e cacheados. Esse tipo de pente estica o fio e deixa a sua estrutura fraca e quebradiça, além de criar um volume desigual nos fios.


Pente garfo: Esse é o modelo mais amado pelas crespas e cacheadas que gostam de um cabelo volumoso, pois ele ajuda a levantar os fios e dar volume na raiz. Entretanto, ele não tem muita utilidade para os fios ondulados.


Escova desembaraçante: Por ter cerdas penteadas, esse modelo de escova desembaraça os cabelos sem danificar ou causar dor. Porém, é importante escolher um modelo desenvolvido para cabelos cacheados e crespos.


Escova raquete: É uma opção para desembaraçar os cabelos cacheados e ondulados volumosos e longos. Porém, dependendo da cerda, ela não pode não ser indicada para os cabelos crespos.


Escova redonda: Assim como o pente fino, esse modelo não é indicado para uso diário nos cabelos crespos, cacheados ou ondulados. Esse tipo de escova geralmente é usado para fazer escova e deixar os fios mais lisos.

Mas não é apenas o modelo de pente e escova que faz a diferença. Zica afirma que escolher o material correto também pode ser fundamental.

Para dar volume ao cabelo black, o ideal é escolher um pente garfo com hastes de metal, pois eles não causam frizz e evitam a quebra dos fios. Embora os pentes de plástico também deem bastante volume, eles tendem a deixar alguns fios em pé. No entanto, se você quer usar um pente de dentes largos para desembaraçar e modelar os fios de forma delicada, o mais recomendado são os feitos em madeira. Além de preservar a estrutura natural dos cachos e das ondas, esse material diminui a eletricidade dos fios e auxilia da redução do frizz

Zica completa que quem tem cabelos ondulados e prefere desembaraçar os cabelos com uma escova, deve optar pelas cerdas naturais, as mais recomendadas para pentear, pois não causam danos à estrutura dos fios e ajudam a distribuir melhor a oleosidade, o que é muito importante para quem tem cabelos com pontas ressecadas. “Além disso, as onduladas que tem muito cabelo podem preferir as cerdas de náilon com bolinhas nas pontas, pois elas ajudam a desembaraçar os fios”, completa.

WhatsApp Image 2020-12-11 at 21.08.06.jp

Olá! Que bom ver você por aqui!

Sou Carol Fernandes e amo trocar ideias sobre moda, beleza, comportamento ou sobre qualquer outra coisa só para bater papo mesmo!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest