Joia feita com leite materno? Existe e é linda!
Conheça a Joia Materna, marca criada por Renata Pinotti para eternizar a amamentação
Por Carol Fernandes

Na minha última ida a São Paulo, conheci a Renata Pinotti e sua Joia Materna. Achei incrível a ideia de eternizar a amamentação em uma joia. As peças são feitas artesanalmente em Prata 950 ou Ouro 18k e o leite materno da própria cliente submetido a um processo de solidificação. São necessários 10 ml de leite materno para confecção.
Isso sim é o que chamo de usar um acessório cheio de significado! Quem carrega uma joia dessa, conta uma história através da peça. Além disso, comunica amor, autoconhecimento descobertas e, em alguns casos, superação.
A marca nasceu em 2016 é pioneira no Brasil. Cada joia é exclusiva. Por ser um material orgânico, o aspecto do leite após a solidificação nunca será igual ao de outra peça. As joias são feitas apenas por encomenda.

Confira abaixo a entrevista com a Renata Pinotti para o Garotas de Blush:
De onde veio a ideia de produzir esse tipo de joia?
Após a maternidade, tomei conhecimento deste trabalho de leite solidificado aplicado à joalheria, no exterior. Fiquei encantada e determinada em conseguir confeccionar uma peça para mim primeiramente. Por meio das técnicas de joalheria artesanal e estudos com a solidificação e conservação do leite materno, percebi que havia uma oportunidade de ampliar meu trabalho. Assim nasceu a marca Joia Materna® que é pioneira no Brasil.
Há quanto tempo você trabalha nesse segmento?
Antes de me tornar mãe, já confeccionava joias artesanais paralelamente ao meu trabalho como arte educadora, desde 2008. Contudo, iniciei o trabalho de joias com leite a partir de 2016.
O que é mais recompensador no seu trabalho?
Sem dúvida é perceber a emoção e simbologia que as peças trazem às clientes. Poder ter contato com muitas histórias intensas em relação à amamentação, e de certa forma, materializar esses momentos.
Qual é a parte mais complexa?
Cada peça é confeccionada por mim de forma artesanal e personalizada. Tenho verdadeira paixão pela joalheria artesanal. A realização é imensa ao terminar uma peça!
Talvez a complexidade maior esteja em relação ao empreendedorismo materno. Sempre busco conciliar os lados mãe e empreendedora de maneira equilibrada, porém, não é tarefa simples.
Alguma história de maternidade mexeu com você nesse processo? Pode compartilhar?
Tenho como prioridade o atendimento cuidadoso e respeitoso com cada cliente, uma vez que confiam a mim algo de valor e simbologia inestimáveis. A amamentação foi absolutamente revolucionária para mim. Amamentei prolongadamente meu filho e durante os anos que pude (e escolhi) amamentá-lo, percebi muita coisa se revelando, e esse tempo, sem pressa e respeitado, era o tempo exato para o amadurecimento da maternidade em mim. Com a Joia Materna® tenho contato com tantas outras histórias, cada uma com sua particularidade, que não há como destacar apenas uma. Essas histórias me comovem e fazem com que eu aprimore constantemente minha arte, para poder honrá-las.
Quais são seus sonhos para a Joia Materna? Gostaria de encontrar possibilidades de expandir o apoio à amamentação, para que cada vez mais, haja informações disponíveis à respeito da amamentação. É necessário difundir ao máximo os benefícios da amamentação e empoderar as mulheres em suas escolhas.
Saiba mais sobre a Joia Materna